No centro de Aveiro, paraíso de glórias como o bacalhau, peixes de mar de bitolas grandes e mariscos sublimes, é onde encontramos o restaurante Gonzallo. Pode parecer provocação mas a proposta é pacífica e muito saborosa. O empresário Manuel Santos queria há muito oferecer no centro da cidade um espaço dedicado à carne. É seu o Clube de Vela da Costa Nova, pelo que tinha em mente o contraponto dessa excelente casa. O Gonzallo é uma espécie de cápsula espacial que nos transporta para a América Latina.
Como entradas temos muitas delícias ao nosso dispor como, por exemplo, os Fritinhos de Boi, pequenos rolos fritos de rabo de boi, servidos com mostarda e picles. Os Ovos Rancheros são uma tomatada de edamame - soja verde - com bacon, broa frita e ovos de codorniz escalfados. É petisco infalível e viciante. Gosto muito do Derretido à Gonzallo, feito com queijo provolone e chutney de tomate. E é divertido e bom o Sush"arne, espécie de niguiri mas com carne no lugar do peixe ou marisco. A criatividade é sempre salutar.
Os pratos de carne contêm boas surpresas. Estamos habituados aos lagartos como peças menos valiosas mas aqui os Lagartos de Porco Ibérico são de truz; o corte requintado entre o lombo e o entrecosto grelhado de forma divinal, a ganhar nobreza. A Picanha Wagyu é puro charme, cheio de sabor. E faz-se um Bife do Ombro Maturado que apresenta um corte do bovino que eu não conhecia. Traz parte do osso a que a peça pertence e é uma maravilha que opera prodígios em nós. A vida depois de a provarmos é toda uma nova vida. Há três carnes premium que nos são propostas. O famoso Wagyu Kobe, o famoso corte japonês, por exemplo, está aqui para nos maravilhar. A Blonda Española maturada, peça de Rubia Galega, também marca presença no escaparate. A terceira carne premium é o Corte de Boi, que é tentação e orgulho da casa.
Do mar, temos um magnífico polvo confitado, servido com cevadoto e coulis de pimento, que é tenro e apaladado, como se impõe. Também gosto do salmão laminado à maneira do carpaccio, com beterraba, queijo e maionese de citrinos. Há oferta vegetariana interessante. Destaco a Francesinha Vegetariana, feita com bife de couve flor, legumes grelhados e molho do chef. Muito boa.
No final temos muito por onde escolher para adoçar a boca. Não podiam faltar os Ovos Moles, apresentados com folha de arroz e salicórnia. E há um maravilhoso Bolo de Laranja do Algarve. Prepare-se para olhar para a vida como Antes de Gonzallo, e Depois de Gonzallo.