
A line of Oscar statuettes can be seen at a "Meet The Oscars" display in Times Square, New York February 15, 2008. The "Meet The Oscars" exhibit is designed for the public to see and touch the statuettes used during the Academy Awards ceremony in Los Angeles. REUTERS/Lucas Jackson (UNITED STATES) - GM1DXGTMCTAA
Lucas Jackson/Reuters
Na contagem decrescente para a 91.ª edição dos Óscares, reunimos algumas das curiosidades e estatísticas sobre os nomeados deste ano.
Dos oito nomeados para Melhor Filme, cinco têm personagens homossexuais. Destes, três são protagonistas ("Bohemian Rhapsody", "A Favorita", "Green Book - Um Guia Para a Vida") e dois têm personagens secundárias, como o melhor amigo de Lady Gaga em "Assim Nasce Uma Estrela" e a filha de Dick Cheney em "Vice".
Há também um número recorde de personagens homossexuais (assumidas ou não) entre as nomeações para todas as categorias de interpretação: Melhor Ator para Rami Malek ("Bohemian Rhapsody"); Melhor Atriz para Olivia Colman ("A Favorita") e Melissa McCarthy ("Can You Ever Forgive Me?"); Melhor Ator Secundário para Mahershala Ali ("Green Book - Um Guia Para a Vida"); Melhor Atriz Secundária para Emma Stone e Rachel Weisz (ambas por "A Favorita").
TSF\audio\2019\02\noticias\22\claudia_arsenio_oscares_04
Quatro anos depois do nascimento da hashtag #OscarsSoWhite, a Academia tem gradualmente dado mais espaço a outras raças e etnias. Em 2016, o anfitrião Chris Rock comentava, de forma sarcástica, a ausência de diversidade nas nomeações.
kqhVNZgZGqQ
Este ano, entre as longas-metragens, três são focadas em personagens negras: "Green Book - Um Guia Para a Vida", "BlacKkKlansman" e "Black Panther" que é visto como a celebração da cultura negra e pode tornar-se o primeiro filme de super-heróis a ganhar o Óscar de Melhor Filme.
Na categoria de Melhor Realizador, Spike Lee obteve a sua primeira nomeação, mas é apenas o sexto realizador negro a alcançar a distinção depois de John Singleton, Lee Daniels, Steve McQueen, Barry Jenkins e Jordan Peele. Nenhum venceu a estatueta até hoje.
Ainda na categoria de realização, é a primeira vez que há três cineastas estrangeiros entre os nomeados: o mexicano Alfonso Cuáron, o grego Yorgos Lanthimos e o polaco Pawel Pawlikowski. A última vez que aconteceu remonta a 1976, quando o sueco Ingmar Bergman e a italiana Lina Wertmüller foram nomeados.
Quanto a cineastas latinos, Alfonso Cuáron dá continuidade à presença mexicana (vitoriosa, por sinal) nesta categoria. Em 2013, Cuáron venceu com "Gravidade", Alejandro G. Iñárritu bisou com "Birdman" e "The Revenant: O Renascido" em 2014 e 2015, e Guillermo del Toro venceu no ano passado com "A Forma da Água". Alfonso Cuáron é também a primeira pessoa a ser nomeada para Melhor Realizador e Melhor Fotografia pelo mesmo filme ("Roma").
_7p9p4F26_4
Esta edição dos Óscares também marca a primeira vez que duas atrizes latinas, Yalitza Aparicio e Marina de Tavira, são nomeadas no mesmo ano. Yalitza Aparicio é apenas a quarta latina a ser nomeada para Melhor Atriz depois de Fernanda Montenegro ("Central do Brasil"), Salma Hayek ("Frida") e Catalina Sandino Moreno ("Maria Cheia de Graça").
Ainda na categoria de Melhor Atriz, esta é apenas a segunda vez que há uma atriz nomeada também na categoria de Melhor Canção Original. O ano passado estava nomeada Mary J. Blige por "Mudbound - As Lamas do Mississipi" e este ano é a vez de Lady Gaga por "Assim Nasce Uma Estrela".
Já Melissa McCarthy é a segunda atriz a ser nomeada no mesmo ano para um Óscar de Melhor Atriz ("Can You Ever Forgive Me?") e para um Razzie ("Pela Hora da Morte"). Antes dela, em 2009, Sandra Bullock acabaria por vencer os dois prémios: um Óscar por "Um Sonho Possível" e um Razzie por "Nada Mais que Steve".
bjw0zuKqAJE
Amy Adams soma e segue. A seguir a Thelma Ritter, soma o maior número de nomeações na categoria de Melhor Atriz Secundária sem vencer. E se somarmos as duas categorias de interpretação, ela (com 6) e Glenn Close (com 7) são as atrizes que mais vezes foram nomeadas sem vencer qualquer Óscar. Noutra curiosidade, Amy Adams e Christian Bale já foram nomeados pelos mesmos filmes três vezes ("The Fighter - Último Round", "Golpada Americana" e "Vice").
"A Favorita" vê as três atrizes nomeadas: Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz. Não é inédito mas aconteceu poucas vezes. Por exemplo, em 1939 com "E Tudo o Vento Levou" (Vivien Leigh, Hattie McDaniel e Olivia de Havilland). Aliás, Hattie McDaniel foi mesmo a primeira afro-americana a vencer um Óscar.
e7t4pTNZshA
Um cast feminino repleto de nomeações também aconteceu em 1950 com "Eva" (Bette Davis, Anne Baxter, Celeste Holm e Thelma Ritter); em 2008 com "Dúvida" (Meryl Streep, Amy Adams e Viola Davis); ou em 2011 com "As Serviçais" (Octavia Spencer, Viola Davis e Jessica Chastain).
Sam Rockwell é o primeiro ator a ser nomeado pela interpretação de um Presidente dos Estados Unidos ainda vivo. No filme "Vice", o ator é George W. Bush.
Na animação, "Mirai" é o primeiro filme nomeado do Japão que não passou pelas mãos dos estúdios Ghibli.
Leia também:
- A "guerra" de quatro Óscares que quase ficaram para o intervalo
- Nem 8 nem 80. Óscares sem apresentador ou com meia dúzia?