Histórias reais, um remake e até um filme de super-heróis... Eis os nomeados para Melhor Filme
Na contagem decrescente para os Óscares recordamos os oito nomeados para melhor Filme. A festa dos Óscares acontece este domingo em Hollywood e a TSF vai acompanhar em direto.
Corpo do artigo
Os prémios de cinema Óscares, de celebração da indústria norte-americana, são entregues este domingo em Los Angeles, numa cerimónia sem apresentador e com "Roma", de Alfonso Cuaron, e "A favorita", de Yorgos Lanthimos, a liderarem as nomeações.
Esta é a 91.ª edição dos Óscares, a primeira em 30 anos sem um anfitrião oficial por decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, mas com dezenas de convidados que subirão ao palco da cerimónia, que se prolonga até à madrugada de segunda-feira em Portugal.
TSF\audio\2019\02\noticias\24\claudia_arsenio_melhor_filme
Entre a longa lista de personalidades convidadas estão o 'chef' espanhol José Andrés, a tenista norte-americana Serena Williams e a cantora Barbra Streisand, o músico Tom Morello, o apresentador Trevor Noah e o congressista John Lewis.
Quanto aos prémios, o realizador mexicano Alfonso Cuarón, com "Roma" e o grego Yorgos Lanthimos, com "A Favorita", estão em destaque pelo número de nomeações - dez - com os filmes que assinam.
"Assim nasce uma estrela" segue com oito nomeações e, embora assinale a estreia de Bradley Cooper na realização, falha o prémio nesta categoria. A cantora Lady Gaga foi nomeada pela prestação neste 'remake' e "Shallow" é candidato ao Óscar de melhor canção.
Com sete nomeações, sobretudo em categorias técnicas, está "Black Panther", de Ryan Coogler, a primeira produção de super-heróis da Marvel a ser nomeada para melhor filme.
Leia mais:
Óscares mais femininos, mas pouco...
Óscares: as curiosidades e os números de edição deste ano
Portugal nos Óscares: 39 tentativas, zero nomeações
Nem 8 nem 80. Óscares sem apresentador ou com meia dúzia?
A "guerra" de quatro Óscares que quase ficaram para o intervalo