"Portugal voltou a fazer história." Montenegro felicita Margarida Silva pelo ouro nos Surdolímpicos

Erika Ikeda/CPP
Margarida Silva conquistou o ouro nos 800 metros e fez história no atletismo português em Jogos Surdolímpicos. Luís Montenegro já felicitou a jovem de 25 anos e destacou "um resultado que comprova a excelência" dos atletas
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou Margarida Silva pelo ouro conquistado este domingo nos Jogos Surdolímpicos.
"Portugal voltou a fazer história! Margarida Silva conquistou a medalha de ouro nos 800 metros e é campeã surdolímpica! Um resultado que comprova a excelência, dedicação e a garra dos nossos atletas. Que orgulho para o nosso País. Bravo!", lê-se numa publicação nas redes sociais.
Margarida Silva, que já tinha sido prata nos 1.500 metros, correu os 800 metros em 2:10.38 minutos, novo recorde dos Jogos Surdolímpicos, superando a anterior melhor marca de 2:10.50.
Também a Federação Portuguesa de Atletismo já reagiu ao resultado da meio-fundista de 25 anos que, com este resultado, tornou-se também na primeira portuguesa a conquistar uma medalha de ouro para a modalidade em Jogos Surdolímpicos.
A atleta portuguesa bateu a russa Iuliia Abubiakirova, a competir sob bandeira neutra, que terminou em segundo, com 2:10.64 minutos, enquanto a chinesa Na Gao foi terceira, com 2:11.69.
Esta é a quinta medalha lusa nesta edição dos Jogos Surdolímpicos, com as duas de Margarida Silva a juntarem-se ao ouro da judoca Joana Santos em -57kg, enquanto o ciclista André Soares conquistou a prata no contrarrelógio individual e o bronze na corrida de pontos.
