Agenda que foi distribuída ao PCP é omissa quanto a alterações aos tratados, critica Jerónimo
O secretário-geral do PCP criticou o facto de a agenda distribuída aos comunistas sobre o Conselho Europeu desta semana ser omissa quanto às eventuais alterações aos tratados europeus que têm sido debatidas nos últimos dias.
Corpo do artigo
«Queria, em primeiro lugar, fazer um registo da contradição que existe entre a agenda que nos foi distribuída e os anúncios sistemáticos que têm a ver com a revisão dos tratados», declarou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, no final de uma reunião com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sobre o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira.
Jerónimo de Sousa reforçou que na agenda distribuída ao PCP «a única nota concreta sobre essa matéria é 'reforço da União Económica e monetária', ponto final parágrafo», e acrescentou: «Depois ouvimos declarações abundantes, com orientações precisas, particularmente do senhor Sarkozy após a reunião com a senhora Merkel».
«Creio que o não dito e o não escrito vão prevalecer nesta cimeira. E nós consideramos que isto merece uma profunda crítica, porque não estamos a discutir aquilo que deveríamos discutir, porque é omisso nesta agenda que nos foi distribuída», concluiu.
[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]