As direcções dos dois maiores partidos espanhóis reúnem, esta segunda-feira, para analisar os resultados eleitorais de domingo que ditaram o regresso do PP ao poder com maioria absoluta.
Corpo do artigo
Enquanto os dirigentes do PSOE - incluindo o secretário-geral e chefe do Governo em exercício, Rodríguez Zapatero, e o candidato Alfredo Perez Rubalcaba - reúnem de manhã, o PP de Mariano Rajoy reúne à tarde para começar a delinear o programa do novo governo.
Depois de arrecadar os piores resultados da história do Partido Socialista Operário Espanhol, Rubalcaba manifestou domingo o desejo de que o partido realize tão depressa quanto possível eleições para renovar a direcção do partido, mas não revelou se pretende candidatar-se a secretário-geral.
Já no PP, o Comité Executivo Nacional, o órgão máximo entre congressos, vai analisar a vitória com todos os responsáveis do partido.
Mariano Rajoy disse que o seu primeiro passo será convocar todas as comunidades autónomas para delinear um plano contra a grave conjuntura económica do país.