Europeias: Barroso preocupado com resultados eleitorais, mas recusa leituras simplicistas
O presidente da Comissão Europeia Durão Barroso afirmou estar preocupado com os resultados das eleições europeias, mas considerou que é preciso uma análise profunda ao sucedido em vez de leituras simplistas.
Corpo do artigo
Durão Barroso, no fórum do Banco Central Europeu (BCE), que decorre num hotel em Sintra, junto a Lisboa, afirmou estar «muito preocupado com as tendências» que os resultados das eleições para o Parlamento Europeu sinalizaram, mas recusou leituras simplistas do que se passou.
«São fatores muito complexos, é difícil encontrar um fator que explique», disse Barroso, que considerou que não é possível «criar simplificação para uma situação complexa», depois de as eleições europeias terem demonstrado um ressurgimento dos movimentos populistas e mesmo de extrema-direita.
O PS é o partido com mais mandatos nas eleições europeias de domingo depois de apurados os resultados em todas as 3.092 freguesias de Portugal e em 54 dos 71 consulados, segundo dados da Direção Geral de Administração Interna (DGAI).
Os resultados indicam sete deputados ( 31,45%) para o PS, seis (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), dois (12,68%) para a CDU (PCP-PEV), um (7,15%) para o Partido da Terra (MPT) e outro (4,56%) para a Bloco de Esquerda, faltando atribuir quatro dos 21 mandatos de Portugal no Parlamento Europeu, que dependem dos resultados no estrangeiro.