Um dia depois de a Frente Nacional ter sido o partido mais votado em França nas europeias, o presidente francês diz que «estes resultados são um desafio que deve ser olhado pela Europa, que inquieta mais do que nos protege».
Corpo do artigo
O presidente francês assegurou que sabe dar resposta aos desafios que estão colocados isto depois a extrema-direita ter sido o partido mais votado nas europeias ao conseguir 25 por cento dos votos em França.
Um dia depois de a líder da Frente Nacional ter pedido eleições antecipadas em França, François Hollande sublinhou que «estes resultados são um desafio que deve ser olhado pela Europa, que inquieta mais do que nos protege».
«São desafios para os partidos do governo, da maioria e da oposição. Estes resultados são um desafio que deve ser olhado pela política que depois de tantos anos de crise e de esforços ainda não tem resultados», acrescentou.
Um dia depois de o PS francês apenas ter sido o terceiro partido mais votado no país, Hollande assegurou ainda que «não cometerá o erro de fechar os olhos sobre esta realidade».
Numa curta declaração, Hollande reiterou ainda a ideia de que a Europa deve dar prioridade ao crescimento e ao emprego e defendeu que as instituições europeias têm de estar mais perto dos cidadãos e serem mais eficazes.
François Hollande disse mesmo que estas instituições são mesmo incompreensíveis para os Estados e, por isso, defende uma nova estratégia para a União Europeia, sem que tivesse entrado em pormenores.