A Manhã TSF ficou ainda marcada pela decisão judicial sobre o caso Meco, um ataque que vitimou cinco pessoas na Noruega e a atribuição de um prémio europeu de jornalismo à investigação Pegasus.
Corpo do artigo
A manhã desta quinta-feira ficou marcada pela troca de palavras entre o Governo e o PCP sobre a aprovação do Orçamento do Estado de 2022 (OE2022). O primeiro-ministro, António Costa, acredita na viabilização do Orçamento e afirmou que as palavras-chave para conseguir um bom resultado são "ouvir e negociar".
14219270
Por sua vez, o PCP -- com quem o Governo tem contado para aprovar os Orçamentos nos últimos anos, mas que já anunciou que, se o documento não for alterado, desta vez votará contra -- coloca "a bola" do lado do Governo. À TSF, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, afirmou que as propostas apresentadas pelo PCP são essenciais para solucionar os problemas do país.
14218648
Ainda sobre esta matéria, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que a proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 tem uma "marca de esquerda bem visível", motivo pelo qual acredita num acordo com o PCP e o Bloco de Esquerda.
14218469
Na ordem do dia está também o PSD, por causa das eleições no partido. Rui Rio propôs o adiamento da marcação do sufrágio e os opositores internos classificaram a ação como um sinal de "desespero" para "ganhar tempo".
14218269
Destaque também para decisão judicial no processo da morte de seis estudantes da Universidade Lusófona, na praia do Meco, em 2013. A juíza decidiu absolver o antigo dux João Gouveia e a Universidade Lusófona, e que as famílias das vítimas não serão indemnizadas.
14219003
Na Noruega, um cidadão dinamarquês é suspeito de matar cinco pessoas com um arco e flechas. Segundo a polícia, o sujeito converteu-se ao Islão e poderá ter-se radicalizado.
14218534
E de Bruxelas chega a notícia de que o prémio Daphne Caruana Galizia será atribuído à investigação do consórcio Forbidden Stories, que revelou que os telefones de 14 chefes de Estado e Governo e centenas de funcionários de governos de todo o mundo poderão ter sido espiados pelo 'software' Pegasus.
14218933