Carneiro quer consenso "tão alargado quanto possível" sobre aeroporto e admite manter acordo com PSD
O candidato à liderança socialista defende que qualquer das opções tomadas tem de ser "duradoura" e "deve depender desse diálogo".
Corpo do artigo
O candidato à liderança do PS José Luís Carneiro defende que é preciso chegar a um consenso "tão alargado quanto possível" para decidir a localização do novo aeroporto e e admite manter o acordo com o líder do PSD, Luís Montenegro, no sentido de fazer uma opção "duradoura".
Em declarações à TSF e ao DN, José Luís Carneiro defendeu, poucos momentos após conhecer as primeiras conclusões apresentadas pela Comissão Técnica Independente, que é agora necessário "cumprir o que o primeiro-ministro assumiu no Parlamento e perante os portugueses, que é procurar promover um diálogo com o líder da oposição".
Questionado sobre se tal significa que está disponível para manter o acordo com o PSD, o ainda ministro da Administração Interna confirmou-o, de forma a "procurar chegar a um consenso que deve ser tão alargado quanto possível".
TSF\audio\2023\12\noticias\05\jose_luis_carneiro_sobre_aeroporto_alcochete
"Esse é o princípio que preside a ótica do Conselho Superior de Obras Públicas, o de procurar encontrar uma consensualização política que permita opções duradouras e não descontinuadas no tempo, tendo em vista garantir que as decisões que são tomadas hoje não são descontinuadas no futuro por outros Governos", apontou.
Qualquer decisão sobre a localização do novo aeroporto "deve depender desse diálogo" com a oposição, ficando agora à espera de conhecer "melhor e em profundidade" os fundamentos das decisões da CTI.
"Não havendo consenso, teremos de decidir em função do interesse nacional", reconheceu.
Alcochete e Vendas Novas são as duas opções identificadas pela comissão técnica independente como viáveis para um novo aeroporto, juntamente com Humberto Delgado até ser possível passar para infraestrutura única, foi hoje anunciado.
De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.
Uma resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa, mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções, o que veio a acontecer.
Pode ouvir a entrevista com José Luís Carneiro na íntegra esta quinta-feira, na primeira parte do Fórum TSF e ler ou reler abaixo a entrevista com Pedro Nuno Santos nos mesmos moldes:
17422780