Em entrevista à CNN Portugal, o antigo Presidente da República diz que o PSD "deixou-se humilhar" por António Costa.
Corpo do artigo
Na transição para a nova liderança do PSD, depois da vitória de Luís Montenegro no sábado, Cavaco Silva apareceu, em entrevista à CNN Portugal, para criticar a gestão de Rui Rio. Para o antigo Presidente da República, o PSD "mais parecia um partido regional" e deixou-se "humilhar pelo PS".
"Quase que pareceu um partido regional. Penso que muitos eleitores viram ao longo do tempo um PSD que era suporte do PS. Quando às vezes era mesmo humilhado em debates na Assembleia da República pelo PS", disse Cavaco Silva, num excerto da entrevista publicado pela CNN.
O antigo Presidente da República acrescenta que o seu partido "deixou-se enlear na dicotomia direita-esquerda", no que identifica como uma armadilha "montada pelo PS e por alguns órgãos de comunicação social".
"Por outro lado, penso que foi um erro o PSD deixar-se enlear na dicotomia direita-esquerda. Era uma armadilha montada pelo PS e por alguns órgãos de comunicação social para desqualificarem o PSD e impedirem que alguns votantes saíssem do PS para votar no PSD", defende.
Cavaco Silva critica ainda a transição de poder, entre Rui Rio e o novo líder, cinco meses depois das eleições legislativas de 30 de janeiro, quando o ainda presidente anunciou que ia deixar a liderança do partido.
"O que foi muito negativo para o PSD nos últimos tempos foi o arrastar desta situação na escolha do novo líder. Cinco meses sem líder. O novo líder só estará em plena atividade de funções passado cinco meses. É um absurdo total", atira
Já sobre Luís Montenegro, Cavaco Silva mostra-se convencido que o novo presidente do PSD "saberá como fazer oposição, para dar um futuro melhor ao nosso país".
"Tenho a ideia de que o Dr. Luís Montenegro tem muito claro, na sua cabeça, como é preciso fazer oposição neste momento", admite.
14905977