Costa em alta. Ventura ultrapassa Rio na oposição, Cotrim melhor do que Catarina
António Costa entra no terceiro mandato com aprovação de quase metade dos inquiridos na sondagem da Aximage para TSF-JN-DN e ganha terreno, embora ainda distante, da popularidade de Marcelo. Entre a oposição, uma reviravolta: Rio já não é considerado o líder.
Corpo do artigo
Pouco mais de dois meses depois das legislativas que deram a maioria absoluta ao PS, António Costa merece a avaliação positiva de 48% dos inquiridos nesta sondagem e tem menos avaliações negativas (22%). Trata-se de uma melhoria de onze pontos em relação à última sondagem em outubro do ano passado.
Ainda em estado de graça, o novo Governo também inverte as opiniões negativas de outubro. São agora 45% aqueles que lhe dão nota positiva.
Entre os ministros, a sondagem destacou quatro, tendo em conta a relevância política e as pastas, o resultado confirma a popularidade de Marta Temido, de longe com melhor saldo que os outros três nomes: Mariana Vieira da Silva, também em terreno positivo, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro, pouco acima da linha de água, e Fernando Medina com mais avaliações negativas do que positivas.
Pelo contrário, a oposição embora trave nas opiniões negativas, também cai nas positivas, sendo que entre os mais críticos do desempenho da oposição encontram-se votantes da Iniciativa Liberal, do Chega e do Bloco.
Entre a oposição, duas novidades: André Ventura é considerado a principal figura por 32% dos inquiridos, deixando Rui Rio em segundo, a 10 pontos de distância. O ainda presidente do PSD ainda é apontado como líder da oposição pelos eleitores do PS, Bloco e Livre, mas entre os votantes do seu próprio partido perde para Ventura.
Outra mudança: a terceira figura da oposição, nesta sondagem, é agora João Cotrim de Figueiredo que com 8% ultrapassa Catarina Martins e Jerónimo de Sousa. Mais abaixo surgem, com 2%, Rui Tavares do Livre e Nuno Melo do CDS.
Apesar de uma ligeira descida, Marcelo Rebelo de Sousa ainda regista a avaliação positiva acima dos 60% e o apoio transversal a todos os partidos.
Quando se questionam os inquiridos sobre em quem depositam mais confiança, nota-se que António Costa recupera terreno, em especial, juntos dos socialistas, embora seja ainda o Presidente a ter melhor pontuação.
A sondagem quis ainda conhecer a opinião sobre os efeitos da maioria absoluta no relacionamento entre primeiro-ministro e Presidente. Para 47% tudo vai continuar igual, 23% acreditam que pode melhorar, enquanto outros 23% receiam o pior.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, JN e DN com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a avaliação dos políticos. O trabalho de campo decorreu entre os dias 12 e 18 de abril. Foram recolhidas 807 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade. À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,45%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.