Relatório sobre um incidente num avião TAP, há 2 anos: ausência de manutenção fez com que pedaços do motor caíssem em Camarate. Há novas sobre os colégios e sobre a banca. As Notícias da manhã.
Corpo do artigo
1. O caso aconteceu há dois anos: pedaços do motor de um avião TAP caíram em cima de carros e casas em Camarate. A investigação concluiu agora que o motor tinha fissuras e mais voos do que o limite de segurança que era apontado pelo fabricante. Pelo meio, o Nuno Guedes percebeu que neste e noutros aviões da TAP os motores não são da companhia aérea e estão alugados ao fabricante. É a notícia TSF desta manhã.
A propósito (mas nem tanto), anote que foram finalmente encontrados os destroços do avião da EgiptAir que desapareceu no Mediterrâneo há um mês. Explicações para o acidente é que ainda não há.
2. Os colégios privados não apresentaram candidaturas a novas turmas. Acabou o prazo para as escolas com contratos de associação inscreverem novas turmas para o ano letivo, mas ao contrário das ameaças, os colégios que perderam os contratos, não se candidataram. O Governo conclui daqui que o assunto está "encerrado" - mesmo que este fim-de-semana estejam duas manifestações marcadas e que já existam colégios a preparar despedimentos.
3. O tema do dia é ainda a comissão de inquérito à CGD, forçada ontem pelo PSD e com potencial apoio do Bloco de Esquerda. O PS veio ontem condenar a proposta, que diz prejudicar o banco público. Bagão Félix diz no jornal i que "vai ser destrutiva". O assunto é tema do Fórum TSF desta manhã e promete fazer correr muita tinta.
Mas sobre a banca há mais novidades: uma carta de António Costa a Mario Draghi e Juncker, defendendo menos bancos privados em Portugal; e uma recusa do BCE em explicar porque recusou um banco de transição para o Banif.
4. Mais dois temas na agenda: TTIP e financiamento. Hoje há debate na Assembleia sobre o Tratado Transatlântico - e o ministro dos Negócios Estrangeiros diz-se, à TSF, determinado a fechar um acordo "ambicioso". Acrescentando que não há qualquer "secretismo" no dossiê e que em nada o acordo prejudica os acordos com a esquerda (porque o Tratado Transatlântico não faz parte dos acordos). Os Verdes, que pediram o debate, não parecem propriamente de acordo.
Quanto ao financiamento da economia, é o tema do dia para o Governo, que apresenta várias medidas para ajudar as empresas a sair do problema de endividamento. O ministro da Economia já falou com a TSF, destacando as primeiras ideias.
5. O Euro 2016 prossegue tenso. Ontem à noite houve mais problemas com adeptos ingleses e russos - aguardando-se o que diz agora a UEFA sobre o assunto. Há também boas indicações, pelo menos de um neto de português que brilhou com as cores francesas. Já quanto à nossa seleção, Fernando Santos prometeu novidades refrescantes no 11 de sábado. Esta manhã, foi Renato Sanches a falar aos jornalistas. Será uma pista?
PARA OUVIR E LER
O monstro de Frankenstein nasceu... aliás, foi criado há 200 anos. O escritor Francisco José Viegas explicou à TSF como foi o parto e a razão para o fascínio que a criatura ainda provoca.
Hoje é dia da Reportagem TSF - e vale muito a pena ouvi-la. O meu desafio é que clique aqui para perceber o tema escolhido pela Isabel Meira (o título é "Na hora de pôr a mesa"). Já sabe, passa depois do noticiário das 19h00.
Falando em mesa e em mistérios, a Dora Pires foi ao Entroncamento conhecer a família que colocou a ementa vegetariana nas escolas daquela fascinante localidade. Já lhes chamam pioneiros do vegetarianismo no Entroncamento.
É assim a nossa ementa. Tenha um dia feliz.