O número de subscritores da petição contra o aumento do Imposto Único de Circulação aumenta todos os dias e já há uma manifestação à vista.
Corpo do artigo
O número de subscritores da petição contra o aumento do Imposto Único de Circulação aumenta todos os dias e já há uma manifestação à vista. Em resposta, o PSD tem uma proposta para eliminar este imposto. No Fórum TSF esta sexta-feira, o deputado social-democrata Hugo Carneiro deu conta dos argumentos do partido.
"As medidas do Governo para o IRS baixarão o IRS em cerca de 1700 milhões, mas nos impostos indiretos, onde também está o IUC, aumentam 1600 milhões e, portanto, continuaremos a ter em 2024 um aumento da carga fiscal para todos os portugueses. Ora o PSD, relativamente ao IUC, aquilo que pode assegurar aos portugueses é que iremos propor no Parlamento, no Orçamento de Estado, que iremos exterminar esta medida. Estamos expectantes que os deputados do Partido Socialista possam impor algum bom senso ao Governo e acompanhar-nos nesta iniciativa", explicou Hugo Carneiro.
TSF\audio\2023\10\noticias\20\hugo_carneiro_1_exterminar_psd
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Fernando Medina, mantêm-se firmes em relação ao aumento do Imposto Único de Circulação para os carros anteriores a 2007. Costa, no debate quinzenal, defendeu o aumento por razões ambientais.
No entanto, o argumento não convence os ambientalistas. Pedro Nunes, da associação ambientalista Zero, explicou que estão contra este aumento por duas razões.
"Este agravamento no IUC para as viaturas anteriores a 2007 tem a ver com um desconto que o Governo se prepara para dar nas portagens do interior, nas autoestradas do interior, nas antigas SCUT. É um desconto que vai equivaler mais ou menos a 72 milhões de euros e nós entendemos que este desconto com não deve existir. Aquilo que deve existir sim é um investimento por parte do Governo no sentido de dar alternativas às pessoas que se deslocam nestas autoestradas em termos de transporte público. Depois, a segunda razão tem a ver com de facto não vermos aqui uma ligação plausível entre um desconto em portagens do interior e um agravamento no IUC. Não conseguimos perceber como é que um pode ser justificativo do outro", justificou na TSF Pedro Nunes.
TSF\audio\2023\10\noticias\20\pedro_nunes_1_duas_razoes
Este aumento do Imposto Único de Circulação vai aplicar-se a três milhões de automóveis e a 500 mil motociclos. A subida não pode ultrapassar anualmente os 25 euros.