Ventura condena ataque com tinta de ativistas climáticas a ministro do Ambiente
O líder do Chega defende que "a violência, a agressividade, a tentativa e calar as pessoas por outros meios que não seja o debate, são condenáveis em qualquer circunstância".
Corpo do artigo
O presidente do Chega, André Ventura, condenou esta terça-feira o ataque com tinta ao ministro do Ambiente por parte de jovens ativistas pelo clima e disse esperar que este tipo de protestos "não se torne um hábito".
"Concorde-se ou não - e eu tenho dito várias vezes que acho que Duarte Cordeiro é um mau ministro do Ambiente -, a violência, a agressividade, a tentativa e calar as pessoas por outros meios que não seja o debate, são condenáveis em qualquer circunstância", disse o líder do Chega numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa.
André Ventura tinha sido questionado sobre o ataque com tinta verde ao ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, durante uma conferência.
"Não deixaremos de condenar este ato pela sua envolvência não democrática. Lamentamos que tenha ocorrido e esperamos que não se torne um hábito, como temos visto noutros países, este tipo de protesto", afirmou.
Nesta conferência de imprensa, o líder do Chega foi questionado também sobre notícias que referem que a TAP foi avaliada em cerca de mil milhões de euros, um terço face ao valor que os contribuintes injetaram na companhia aérea.
André Ventura acusou o Governo de estar a "gerir mal este dossiê" e "deixou a TAP desvalorizar pelo triste espetáculo que deu, nomeadamente na Comissão Parlamentar de Inquérito".
"Vamos ao desbarato colocar nas mãos de terceiros ativos que todos os contribuintes estiveram a defender e a sustentar com os seus impostos", criticou, acusando o primeiro-ministro de estar "disposto a sacrificar tudo para não ter mais um dossiê negro ou pesado na mão".
O líder e deputado do Chega lembrou que o partido pediu na semana passada ao Governo "que entregue ao parlamento todo o dossiê de negociações com a TAP", mas indicou que a resposta "ainda não chegou".
Ventura voltou a manifestar preocupação "se a Iberia vai ou não estar no consórcio de aquisição da TAP", antecipando que Madrid poderá ser o "novo hub principal da Península Ibérica".
O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, foi esta terça-feira atacado com tinta verde por três jovens ativistas climáticas, em Lisboa, durante uma conferência da CNN sobre transição energética em que participam as empresas Galp e EDP.
Poucos minutos após o início da conferência, quando o ministro do Ambiente tomou a palavra, as três jovens dirigiram-se ao palco e atiraram tinta verde que atingiu Duarte Cordeiro na roupa, enquanto gritavam frases de contestação ao Governo.