Rui Moreira com 74% de potencial de voto. Candidatos do PS e do PSD são desconhecidos

A sondagem da Aximage para a TSF, JN e DN revela que na cidade do Porto Rui Moreira tem potencial de voto de 74%. 40% dos inquiridos dizem não conhecer o candidato do PS e 33% o do PSD.

Rui Moreira tem larga vantagem no chamado potencial de voto, somando os que dão como certo o voto e os que admitem escolher um determinado candidato, o atual presidente da autarquia tem a "simpatia" de 74% dos eleitores. No potencial de voto segue-se Vladimir Feliz, do PSD, com 29%, Tiago Barbosa Ribeiro, do PS, com 27%, empatado com Ilda Figueiredo, da CDU. No fim da lista está Sérgio Aires, do Bloco de Esquerda, com 19% de potencial de votos e com menos um ponto Bebiana Cunha, do PAN.

Entre os inquiridos que já decidiram em quem votar, Rui Moreira está 31 pontos à frente do PS e do candidato do PSD, segue-se a CDU, o Bloco e o PAN.

Quanto aos candidatos em que os inquiridos admitem poder votar., Rui Moreira também surge em primeiro lugar, com mais 14 pontos do que o PSD e mais 16 pontos do que o Partido Socialista.

A sondagem da Aximage quis ainda saber em quem os inquiridos nunca votariam, Ilda Figueiredo, da CDU, surge em primeiro lugar com 50% da taxa de rejeição, segue-se Bebiana Cunha do PAN (42%), Sérgio Aires do Bloco (41%), Vladimir Feliz do PSD (38%), Tiago Barbosa Ribeiro do PS( 33%) e o independente Rui Moreira (22%).

40% dos inquiridos dizem não conhecer os candidatos do PS, do Bloco de Esquerda e do PAN. 33% não conhecem o candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto.

Analisando a atuação de Rui Moreira na presidência da autarquia, 64% dos inquiridos dão nota positiva e numa resposta espontânea destacam as obras públicas e boa gestão/ transparência como o melhor deste mandato. Como mais negativo em primeiro lugar surge o trânsito/ estacionamento, segue-se a habitação acessível/ social. 25% dos inquiridos não sabem ou responderam.

Quanto ao Caso Selminho, que vai levar Rui Moreira a julgamento, 77% dos inquiridos dizem saber do que se trata; 58% afirmam que este caso não teve impacto na avaliação do mandato de Rui Moreira, mas para 35% este processo teve impacto negativo.

Em relação à atuação da Câmara Municipal do Porto na gestão da pandemia, 76% dão nota positiva. No que diz respeito à atuação do presidente da junta de freguesia de residência nos últimos 4 anos, 52% elogiam, 15% dão nota negativa, 17% não sabem ou não respondem.

A sondagem da Aximage quis ainda saber como avaliam a atual situação do concelho do Porto: 66% dão nota positiva, 18% razoável. Em comparação com há 5 anos, 62% afirmam que está melhor, 19% dizem que está igual e 16% pior. Relativamente ao local de residência e em comparação com há 5 anos, para 52% está melhor, 27% diz que está igual.

Questionados sobre qual deve ser a prioridade para o próximo mandato, excluindo o combate à pandemia, os inquiridos colocam a ação social e apoio à pobreza em primeiro lugar, segue-se o emprego, a habitação acessível, a economia e a segurança.

Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF-JN-DN, com o objetivo de avaliar a opinião sobre as eleições autárquicas 2021 no Porto.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 12 e 19 de agosto. Foram recolhidas 820 entrevistas, entre maiores de dezoito anos, residentes no Porto. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e freguesia, a partir do universo conhecido, reequilibrada por género, idade e freguesia. À amostra de 820 entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,42%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de