Sociedade

Verão mais quente do que o normal, Rendeiro condenado a dez anos de prisão e outros destaques TSF

Rui Oliveira/Global Imagens

As buscas em Lisboa e na Madeira, o arranque da época balnear com coimas previstas e o grande dérbi deste sábado foram outros dos temas a marcar o dia.

Entre os assuntos que definiram esta sexta-feira está a vaga de calor que vem aí este verão. O Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo espera temperaturas acima dos 40 graus, em Portugal, nos meses de junho, julho e agosto.

Na ordem do dia esteve a condenação o ex-presidente do BPP. João Rendeiro terá de cumprir dez anos de prisão efetiva, por crimes de fraude fiscal, branqueamento e abuso de confiança.

Em destaque também as buscas levadas a cabo na Madeira e em Lisboa por causa de um concurso de transporte marítimo. Em causa estão suspeitas da prática de crimes de peculato e participação económica em negócio, cometidos no exercício de funções públicas.

Hoje foi mais um dia em que não se registaram mortes por Covid-19 em território português. No entanto, o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus subiu, e é agora de 0,95.

Com a época balnear prestes a arrancar este fim de semana, o Presidente da República já promulgou o diploma que regula o acesso e a ocupação das praias, no contexto da pandemia da Covid-19. Quem não concorda com a aplicação de coimas aos que não cumprirem as regras são os concessionários das praias, que defendem que a sensibilização dos banhistas é suficiente.

E quando antecipamos o grande dérbi deste sábado, entre Benfica e Sporting - que vai implicar fortes constrangimentos à circulação em Lisboa -, a TSF mostra-lhe os bastidores do dia em que o Sporting se consagrou campeão.