Desporto

"De coração cheio." Ministra do Desporto junta-se à missão portuguesa para Jogos Surdolímpicos

Estela Silva/Lusa

A ministra juntou-se aos 13 atletas que vão representar Portugal em Tóquio. Em língua gestual desejou: "Boa sorte, Portugal!"

A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto visitou esta sexta-feira a missão portuguesa para os Jogos Surdolímpicos, que decorrem de 15 a 26 de novembro em Tóquio, no Japão. "De coração cheio", Margarida Balseiro Lopes destacou o "orgulho" nacional no percurso dos atletas.

"Estou a representar 10 milhões de pessoas. Estou a representar o país que está, de forma muito entusiasmada, a apoiar os nossos atletas. Venho de coração cheio", afirmou, acrescentando em língua gestual um motivador "Boa sorte, Portugal!".

A governante sublinhou ainda o esforço e dedicação dos atletas: "Estamos muito orgulhosos do percurso que fizeram até aqui, das horas de trabalho e daquilo a que tiveram de abdicar para estarem aqui. Chegar ao dia de hoje já é motivo de enorme orgulho".

Mariana Balseiro Lopes vai marcar presença na cerimónia de abertura destes jogos, este sábado, em Tóquio. Vão também marcar presença a secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, e o embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo.

Portugal vai estar representado nestes Jogos por 13 atletas, que competem em cinco modalidades: atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro. Os primeiros atletas portugueses a competir serão a judoca Joana Santos (-57kg), às 01h40 de domingo, e o atirador Nuno Esteves (Carabina 10m), às 01h00.

Esta edição marca o centenário desta competição multidesportiva, criada em 1924. Tóquio acolherá aproximadamente 3.000 atletas de cerca de 80 países, que competirão em 21 modalidades distribuídas por 17 arenas.

Portugal somará a sua nona participação em Jogos Surdolímpicos, competição na qual já conquistou 17 medalhas.

Maria Ramos Santos