
Foto: DR
O restaurante Rodinhas, em Sesimbra, acolhe diariamente habitantes e visitantes da vila de Sesimbra. É lugar de referência para mim, visito há décadas e fui sempre bem recebido e tratado. Primam pela frescura, e uma refeição aqui é sempre grande instrução. Casa pequena com espaço exterior, o verão é importante, mas no inverno sabe muito bem o debulhe junto a uma boa garrafa de vinho.
O Rodinhas tem excelente marisco, a composição varia ao longo do ano, e para os fãs da matéria-prima faz-se a roda de marisco. Nela encontramos amêijoas à Bulhão Pato, gambas al ajillo, sapateira recheada e vários mariscos ao natural. É uma das grandes especialidades e é também a forma de ficar a conhecer este lugar único. A outra é o choco frito, que aqui é feito de forma exemplar. Frescura a toda a prova, e a crocância que adoramos. Na sua época, os caracóis têm nesta mesa ribeirinha capital nacional. Receita fantástica e de provas dadas, cada caracol ou caracoleta sabe pela própria vida. E não há petisco mais apropriado para a partilha com amigos. Na forma avulsa, é belíssimo o casco de sapateira que aqui se produz. Do forno sai uma maravilhosa concha gratinada. E as lapas grelhadas são fabulosas.
Mas claro que há mais. Basta consultar as disponibilidades do dia para decidir. Com o Atlântico aos nossos pés, difícil é resistir às delícias do reino de Neptuno. Chamo a atenção para a extrema qualidade do caril de gambas do Rodinhas. Cremoso, temperos bem puxados e uma forma de processar à moda de Goa que nos aproxima do céu. Masala exemplar, leite de coco bem integrado, e até piripiri que, sendo embora opcional, melhora muito o desempenho do prato. Será para muitos uma grande e boa surpresa.
Os pratos de carne são excelentes, e revelam a mestria culinária que reina em toda a oferta culinária. Sendo embora prato de que não sou normalmente fã, a francesinha à Rodinhas é uma criação feliz, a que não se resiste. É muito bom o bife à casa, seja da vazia ou do lombo. Batatas fritas ótimas e molho feito com os sucos das peças. Há boa picanha grelhada, acompanhada de feijão-preto e batata frita que nos vicia para sempre. E faz-se um bitoque que complementa bem a primeira etapa da refeição.
Para terminar docemente, aconselho a mousse de chocolate. Cremosa e, ao mesmo tempo, firme e cheia de sabor. Gosto muito do bolo de bolacha que a casa produz. E o arroz-doce é francamente saboroso. Por entre o casario e vielas de Sesimbra, dá-se facilmente com o Rodinhas. Vale a pena procurar.