"O problema não é o Grupo Wagner." Rebelião de mercenários mostra sinais de fraqueza no exército russo
A rebelião de Prigozhin foi um dos temas em análise no programa O Princípio da Incerteza. Para a comentadora Alexandra Leitão, a Rússia "está um barril de pólvora".
Corpo do artigo
O historiador e antigo dirigente do PSD, Pacheco Pereira, afirma que ninguém "sabe nada do que aconteceu" sobre a revolta dos mercenários do grupo paramilitar Wagner na Rússia. No habitual comentário no programa "O Princípio da Incerteza", da TSF e da CNN Portugal, Pacheco Pereira nota, no entanto, que é possível "interpretar" sinais de fraqueza no exército russo.
"Os fragmentos que nós podemos interpretar são complicados para Putin, por exemplo, como é que eles ocupam o quartel, no fundo das forças que estão a combater na Ucrânia, e aparecem num filme a falar amavelmente com os comandantes militares desse mesmo quartel em Rostov e, aparentemente, numa grande amizade e num grande entendimento?", questionou o comentador Pacheco Pereira.
TSF\audio\2023\06\noticias\26\pacheco_pereira_2_putin
Pacheco Pereira sublinha que o "problema não é o Grupo Wagner", mas sim a "situação no interior das forças armadas russas.
Já para Alexandra Leitão, a Rússia "está um barril de pólvora interno". Sobre tudo o que ouviu nos últimos dias, a deputada socialista destaca o "medo" que a instabilidade política "na maior potência nuclear do mundo" causa.
TSF\audio\2023\06\noticias\26\alexandra_leitao_3_putin
Por outro lado, Alexandra Leitão está "curiosa" na forma como o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá lidar com o ministro da Defesa Sergei Shoigu.
O comentador António Lobo Xavier também tem mais dúvidas do que certezas e não é "capaz de ver" Putin "como ganhador nesta espécie de motim anunciado".
"Não creio que seja possível imaginar que o Presidente da Federação russa achasse que podia ganhar com aquele motim, que ele não podia parar de forma violenta, como seria parado qualquer motim num país normal", disse.
TSF\audio\2023\06\noticias\26\antonio_lobo_xavier_3_putin
Os mercenários do grupo paramilitar Wagner tomaram, no sábado passado, o controlo do quartel-general do exército russo e Rostov, no sudoeste da Rússia, liderados pelo seu dirigente, Yevgueni Prigozhin. Em menos 24 horas as movimentações foram suspensas e os mercenários abandonaram a cidade.
"O Princípio da Incerteza" é um programa da TSF e da CNN Portugal e será emitido na antena da TSF esta segunda-feira depois das 13h00. Pode ser também ouvido em tsf.pt e nas plataformas de podcast (Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts).