A nossa seleção jogará a final do Europeu contra a França - e que bela vitória temos à vista. Em Dallas, 5 polícias morreram num tiroteio. Mas há mais: sobre sanções, portagens e alguma coisa mais.
Corpo do artigo
1. Esta é a imagem que queremos ver no domingo. As caras dos nossos amigos felizes, os braços estendidos, os gritos de alegria. A final do europeu está aí à porta - e é contra a França que a vamos disputar. Em Paris, para nós, será hora da desforra (como bem explica o João Nuno Coelho), mais saborosa ainda quando os franceses celebram como se tivessem o título garantido - conta-nos o Ricardo Oliveira Duarte, que ontem esteve com eles na festa em Montparnasse.
Ontem, o nosso Fernando Santos deixou isto claro: "Não temos medo de ninguém" (o vídeo está aqui). Agora mesmo, às 9h15, vamos seguir em direto a conferência de imprensa do dia - se ainda for a tempo, basta clicar na emissão em direto. Mas há um cidadão estrangeiro, um em particular, cuja confiança iguala a nossa: o nome dele é Robert Sherman e é o embaixador dos EUA em Portugal, o nosso fã número 1.
Esta união em torno dos 23 é tão boa que até conseguimos ouvir Bruno de Carvalho dizer isto aos microfones da TSF: quero que o Renato Sanches "faça um hat-trick" na final. E porque não mais um?
Aproveito para lhe dizer isto: no domingo estaremos em Emissão Especial na TSF logo a partir das 16h00. E mal conseguimos esperar.
2. Uma manifestação deixou Dallas em estado de sítio. Aconteceu enquanto dormia: uma manifestação contra a violência policial racial acabou... em violência - resultando já num número trágico de 5 polícias mortos e 7 feridos (as imagens desta noite violenta podem ser vistas aqui).
O chefe da polícia de Dallas, David Brown, explicou já que pelo menos dois homens armados colocaram-se em locais "elevados" para atingir os polícias durante a manifestação, decorrendo agora as buscas pelos suspeitos - que ameaçaram fazer explodir uma bomba no centro de Dallas.
A polícia divulgou nas redes sociais a fotografia de um homem que diz ser um dos suspeitos. Nós estamos a acompanhar tudo ao milímetro, para lhe ir contando na antena e aqui.
3. A baixa de preços nas portagens não vem tão cedo. O JN cita o Ministério do Planeamento, dizendo que é impossível avançar com datas para a prometida descida de preços nas ex-Scut, apesar da promessa de as descer neste verão. Há dois dias, o jornal Público dizia já que o Governo ainda nem tinha começado a negociar com a única concessionária em que as negociações são obrigatórias (porque esta partilha as receitas de cada passagem com o Estado).
À TSF, esta manhã, o Ministério garante que ainda há tempo para a promessa ser cumprida.
4. As sanções podem ainda ser travadas? Como previsto, a Comissão Europeia abriu ontem a porta às sanções a Portugal e Espanha - e o tema já está na agenda de trabalhos do Ecofin de terça-feira, confirmou a TSF. Mas no debate do Estado da Nação, António Costa anunciou que as quer travar - desde logo procurando um conjunto de países que as bloqueiem no próprio Ecofin, votando contra.
Face a isto, o nosso correspondente em Bruxelas responde à dúvida destes dias: Costa pode bloquear as sanções? Pode, mas.... (e convém ler até ao fim, porque estas regras da Europa são mesmo muito complexas).
5. E que mais há hoje? Uma cimeira da NATO, onde o Governo defende diálogo com a Rússia; o anúncio de que as obras no mercado do Bulhão arrancam em agosto; a saída de Carlos Cruz da prisão; a certeza de que o Reino Unido vai ter de novo uma primeira-ministra; e a descoberta inédita de um planeta com três sóis.
Cá para nós, o que nós queremos mesmo é ver domingo uma seleção com 11 estrelas.
Até lá, tenha uma boa sexta-feira e um ótimo fim de semana.
Cá nos vemos na segunda, para celebrar a taça.