Votações começaram na tarde desta terça-feira e chegaram a ser interrompidas nas primeiras horas da manhã.
Corpo do artigo
Os juízes do Tribunal Constitucional (TC) elegeram esta quarta-feira José João Abrantes, como presidente, e Gonçalo de Almeida Ribeiro, como vice-presidente, anunciou aquele órgão de soberania em comunicado.
José João Abrantes substitui João Caupers, que cessou funções esta terça-feira e era presidente do TC desde fevereiro de 2021.
O processo de escolha começara já nesta terça-feira, durou toda a noite e, depois de uma suspensão dos trabalhos, tinha sido retomada esta tarde.
Cumpridas as primeiras quatro rondas obrigatórias, em que era necessário obter um mínimo de nove votos para garantir a eleição, a votação passou a concentrar-se nos dois preferidos: José João Abrantes, de 68 anos, e Mariana Canotilho, de 44.
Nesta fase, era preciso que um dos dois candidatos propostos pelo Partido Socialista garantisse pelo menos oito votos para ser eleito juiz-presidente, mas ao que foi possível apurar, o impasse mantinha-se em sucessivas votações de sete votos para o juiz e de seis para a juíza.
A Lei Orgânica do Tribunal Constitucional estipula que os mandatos de presidente e vice-presidente têm uma duração de quatro anos e meio, equivalente a metade do mandato de um juiz-conselheiro.