- Comentar
António Costa coloca em destaque pelo menos sete dos 19 ministros para tentar vencer as eleições legislativas. Marta Temido, Tiago Brandão Rodrigues e Ana Mendes Godinho voltam a ser apostas para liderar círculos eleitorais.
Relacionados
Marta Temido lidera lista do PS em Coimbra
Cabeça de lista fora da Europa? MNE diz ter "muita honra" caso seja essa a decisão da comissão
Em Lisboa, António Costa deve voltar a liderar a lista à Assembleia da República (AR), num círculo eleitoral que elege 48 deputados. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva fica com um dos primeiros lugares.
A TSF apurou que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai manter-se como cabeça de lista em Viana do Castelo, e Aveiro volta a ser liderado pelo possível sucessor de António Costa, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.
Ouça aqui as explicações
Em Castelo Branco, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa é candidata a deputada pela primeira vez, e logo como cabeça de lista pelo círculo albicastrense. Em 2015 e 2019, a escolha em Castelo Branco para o primeiro lugar da lista recaiu em Hortense Martins, mas a ainda deputada foi acusada pelo Ministério Público de falsificação de documentos, e perdeu a presidência da federação distrital para o autarca da Covilhã, Vítor Pereira.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O nome de Hortense Martins, que também é vice-presidente da bancada socialista, não foi equacionado pelas estruturas locais, embora o partido opte por "soluções de continuidade" em grande parte dos círculos eleitorais, já que "a legislatura ficou a meio".

Leia também:
Marta Temido lidera lista do PS em Coimbra
Tal como a TSF avançou, Marta Temido vai liderar a lista do PS, em Coimbra, repetindo a nomeação de há dois anos, quando foi candidata pela primeira vez. Os atuais deputados Tiago Estevão Martins e Pedro Coimbra, também voltam a concorrer à AR.
Na Guarda, a ministra do Trabalho Ana Mendes Godinho volta a ser a escolha de António Costa para cabeça de lista.
Alexandra Leitão, que lidera a pasta da Modernização do Estado e da Administração Pública, mantém-se como cabeça de lista do PS em Santarém, que conta ainda com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Secretários de Estado também são chamados
O secretário-geral do PS também recorreu a secretários de Estado para elaborar as listas de deputados, como Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, a subir do segundo lugar para cabeça de lista em Portalegre, no único distrito que elege apenas dois deputados.
Também Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação repete o segundo lugar da lista de Viana do Castelo, encabeçada pelo ministro da Educação.
O secretário de Estado adjunto e da saúde, António Lacerda Sales, vai ser o primeiro nome em Leiria, subindo de terceiro para primeiro na lista socialista, num reconhecimento pelo trabalho do secretário de Estado ao longo da pandemia.

Leia também:
PS prepara lista de deputados. Mendes Godinho mantém-se na Guarda, Lacerda Sales sobe em Leiria
O médico ortopedista notabilizou-se nas conferências de imprensa sobre o desenvolvimento da pandemia em Portugal, ao lado da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. E saiu reforçado depois da remodelação no ministério da Saúde: com a saída de Jamila Madeira, Lacerda Sales passou de secretário de Estado da Saúde para secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
A comissão política nacional do PS reúne-se na próxima segunda-feira para a aprovação final das listas de deputados. Os partidos têm de entregar as listas no Tribunal Constitucional até 20 de dezembro, 40 dias antes das eleições legislativas.