Stephen Hawking

"Hawking tornou o nosso mundo um lugar melhor"

Cientistas, astronautas, atores, políticos. O mundo lembra o génio e a inspiração que foi Stephen Hawking.

De todo o mundo chegam mensagens de condolências à morte de Stephen Hawking. A NASA lembra o físico de renome e o grande embaixador da ciência na rede social Twitter. "As suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos a explorar", escreve.

A mensagem vem acompanhada de um vídeo com o testemunho de Hawking quando em 2014 experimentou a ausência de gravidade num voo na Estação Espacial. "Que possas continuar a voar como um Super-Homem na microgravidade, como disseste aos astronautas", diz a NASA.

Tim Peake, o popular astronauta britânico, lembra o homem que "inspirou gerações a olhar para além do nosso planeta azul e expandiu o nosso conhecimento do universo".

O mundo do cinema e da televisão também reage à morte de Stephen Hawking. A atriz Kaley Cuoco, protagonista da série "A Teoria do Big Bang", onde o físico interpretou várias vezes o papel de si próprio, deixou uma mensagem na rede social Instagram. Lembra que foi uma honra trabalhar com Hawking e agradece a inspiração que foi para o mundo.

Também o produtor e argumentista dos Simpsons deixou uma mensagem no Twitter. Al Jean lembrou o "sentido de humor tão vasto como o universo" e publicou uma fotografia da personagem Stephen Hawking na série.

Larry King, o famoso apresentador de televisão, recordou a honra de ter entrevistado Hawking por várias vezes. "Foi inspirador, sempre otimista e tinha também um sentido de humor perverso. A Humanidade está mais rica graças à sua vida e curiosidade".

A lembrar o sentido de humor do professor, Larry King lembra que uma vez, numa entrevista, perguntou a Stephen Hawking o que o deixava mais intrigado em todo o universo. O físico terá respondido: "As mulheres".

O mundo da política reage também à morte do físico britânico. O primeiro-ministro indiano recorda o extraordinário cientista e académico. "A sua força e tenacidade inspiraram pessoas em todo o mundo", afirma Narendra Modi, "o trabalho pioneiro do professor Hawking tornou o nosso mundo um lugar melhor".

Na Escócia, a primeira-ministra Nicola Sturgeon diz que Hawking "mudou a forma como vemos o universo".

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, cita o próprio Stephen Hawking. "É importante simplesmente não desistir".

VEJA TAMBÉM:
- Stephen Hawking, o cientista que desafiou o universo com humor
- "O cérebro ampliado ao máximo, num corpo reduzido ao mínimo", Carlos Fiolhais sobre Stephen Hawking

- Stephen Hawking "é uma esperança enorme" para quem vive com a doença
- Reino Unido lamenta a morte do cientista que recusou ser cavaleiro
- Aluno de Hawking recorda ser humano com uma capacidade de superação impensável

  COMENTÁRIOS