Mundo

FELPO. Na terra de Jorge Amado, Portugal e Brasil debateram a Língua Portuguesa

Daniele Rodrigues/FELPO

Depois da gastronomia e da música, na Bahia, o Festival da Língua Portuguesa (FELPO) terminou com um evento literário que foi acompanhado pela TSF.

Na cidade brasileira de Salvador, no estado da Bahia, o último dia do Festival da Língua Portuguesa (FELPO), que ao longo de três dias foi acompanhado pela TSF, foi dedicado à literatura de língua portuguesa, com uma iniciativa de partilha de livros e um debate com escritores em que se falou de outros autores, das implicações da língua na política e na diplomacia, do Acordo Ortográfico ou da multiplicidade de línguas dentro da língua portuguesa.

No palco montado na Praça da Mariquita, na cidade que celebra Jorge Amado, estiveram à conversa Ricardo Viel, jornalista, autor e diretor de comunicação da Fundação José Saramago; Itamar Vieira Júnior, escritor baiano que venceu do Prémio LeYa 2018 com o livro "Torto Arado"; e Sérgio Rodrigues, jornalista, escritor, crítico literário e autor da obra "Viva a Língua Brasileira!".

Durante perto de uma hora, numa conversa moderada por Ricardo Oliveira Duarte, organizador do FELPO, os autores participaram num debate que versou sobre as limitações e possibilidades da língua portuguesa, mas também sobre o que falta fazer para potenciar a língua e a cultura nos vários países onde se fala o português.

Nesta conversa que, no palco, foi representada por Portugal e Brasil, há também Angola, Cabo Verde, Macau ou Timor-Leste. Há José Saramago e Jorge Amado, e toda uma língua que é falada, em todo o mundo, por mais de 200 milhões de pessoas.

Além do debate, na Praça da Mariquita, em Salvador, decorreu ainda uma Troca de Livros organizada pelo FELPO, sob o mote "traga um livro, deixe-o, e leve um novo para casa". Uma iniciativa que, segundo a organização do festival, teve como principal objetivo "espalhar a Língua".

O Festival da Língua Portuguesa (FELPO) foi organizado pelo Global Media Group em parceria com a Prefeitura de Salvador, a propósito da celebração dos 470 anos da cidade brasileira.

LER MAIS:

- Salvador foi o palco para uma troca de livros. E quem ganhou foi a Língua Portuguesa

- Itamar Vieira Júnior no FELPO. "É um momento para celebrar a língua portuguesa"

- Ricardo Viel: "Pilar e Saramago sentiram-se muito bem na Bahia"

- FELPO. Na Bahia, Angola, Brasil e Portugal formaram "uma só família"

- António Zambujo no FELPO. "Festival tem essa importância de ligação entre os povos"

- Festa dos Sabores abre o FELPO e os 'chefs' foram em busca da inspiração

- Paulo Flores no FELPO. "Tenho esta lusofonia dentro de mim"

- Daniela Mercury: "Acredito que o FELPO será um momento histórico"

- Global Media organiza festival internacional no Brasil

João Alexandre, em Salvador