


Partilha de conteúdos íntimos. Linha Internet Segura com mais de 1600 atendimentos e denúncias em 2021
A APAV revelou um "grande aumento" nos contactos que denunciam ameaças de partilhas de conteúdo íntimo.

Organizações sociais recebem 1,1 milhões de euros da Fundação Gulbenkian
Este apoio destina-se às organizações sociais que prestam apoio a pessoas vulneráveis e que têm grandes dificuldades em dar a resposta necessária aos problemas sociais que a pandemia de Covid-19 intensificou.

Violência doméstica volta a ser o crime mais reportado à polícia
A violência doméstica foi novamente, em 2020, o crime mais reportado às forças de segurança, mas 80% dos processos acabou arquivado por falta de prova. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima afirma que as autoridades têm de agir com mais eficácia.

Mulheres padres: "Será quando Deus quiser"
D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, está esta semana Em Alta Voz, programa da TSF e do Diário de Notícias. O Bispo admite que a Igreja há muito deveria ter dado mais atenção às denúncias de abusos sexuais, não acredita que o fim do celibato acabe com a crise de vocações, avisa que o Estado nem sempre tem apoiado como devia as instituições da igreja que apoiam os mais desfavorecidos e, sobre a possibilidade de as mulheres virem a ser ordenadas sacerdotes, responde: "Será quando Deus quiser."

Portugal gasta 8,4 mil milhões de euros por ano por causa da violência de género
O Instituto Europeu para a Igualdade de Género fez as contas e apurou os custos da violência de género: 56% da fatia vai para o impacto físico e emocional, seguido do custo nos serviços de justiça criminal, com 21%, e, ao nível da economia e do trabalho, perde-se 14% do valor global que é de 8400 milhões de euros, um impacto que pode ser comparado da seguinte forma: é o mesmo que três fábricas da Autoeuropa deixarem de produzir.

Uso da internet durante confinamento deixou crianças mais expostas a crimes sexuais
O uso prolongado da internet, tanto no ensino à distância como para falar com os amigos, deixou as crianças e jovens mais expostos a crimes sexuais online e a agressores que aproveitaram a menor supervisão parental.

Número de idosos vítimas de violência aumentou em 2020
Mais de 70% das vítimas idosas são mulheres com uma idade média de 76 anos. Agressores são, na sua maioria, filhos ou cônjuges.

APAV apoiou mais de 13.000 vítimas diretas no ano passado
Associação ajuda em média 8.720 mulheres, 1.841 crianças, 1.627 homens e 1.626 pessoas idosas por ano.
