


Indemnização na TAP. "Portugueses começam a ter alguma desconfiança e incerteza"
Líder da UGT, Mário Mourão, espera que o próximo ano traga uma "maior estabilidade" ao Governo.

CIP diz que problema da inflação não se resolve com aumento de salários
António Saraiva diz que o aumento dos salários "levaria inevitavelmente a inflação sobre inflação".

Governo e parceiros sociais debatem proposta orçamental esta segunda-feira
Reunião da Comissão Permanente da Concertação Social foi convocada na quarta-feira a pedido da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Com "altas expectativas", patrões querem ver reformas na agricultura, turismo e empresas
Confederações patronais ficam na expectativa quanto às reformas e políticas que este novo Governo vai colocar em vigor. No Fórum TSF, o presidente da CIP explica que não discute nomes, mas sim políticas e o presidente da CAP remete comentários sobre os nomes para os ministérios para breve.

CIP pede ao Governo que avance de imediato com o lay-off simplificado
António Saraiva defende que o executivo "deve deixar-se de contradições", referindo as posições divergentes manifestadas pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado Adjunto, João Neves, sobre o regresso do instrumento.

Medidas económicas anunciadas pelo Governo ficam aquém. Empresas pedem plano de emergência
O Governo anunciou, esta segunda-feira, um pacote de ações para fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, causado pelo conflito na Ucrânia.

Comunidade Judaica do Porto acaba com certificação de judeus sefarditas
Direção da Comunidade Israelita do Porto anunciou ter decidido que "não mais tem interesse em colaborar com o Estado na certificação de judeus sefarditas".

"Soluções extraordinárias." CIP vai pedir redução dos impostos sobre os combustíveis
Presidente da Confederação Empresarial de Portugal sublinha que a situação que o mundo atravessa exige "medidas extraordinárias" para Portugal.

Consumidores de gás natural vão sentir aumento "inevitável" do preço
O aumento deve-se à situação na Ucrânia. João Pedro Matos Fernandes explica que uma das formas de se proteger a independência energética é a aposta nas energias renováveis.

Seca. Fundo Ambiental vai destinar cinco milhões de euros a sensibilização e soluções de contingência
O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que referiu que o despacho do Fundo Ambiental "sairá o mais tardar na próxima semana".

Patrões discordam de quantificação de meta para subida do salário mínimo
Presidente da CIP afirmou não lhe parecer um ponto de partida lógico que se defina o valor da remuneração mínima para a legislatura sem ter em conta a evolução e a robustez da economia.

Jerónimo diz que maioria absoluta permite ao PS "compromisso com política de direita"
Líder comunista assinala que tem havido "foguetório" em torno do resultado socialista, seja por parte "do grande capital, seja do patrão dos patrões da CIP, seja dos banqueiros, como o presidente do BPI".

Patrões apresentam esta semana caderno de encargos ao Governo
O presidente da Confederação Empresarial de Portugal admite à TSF ter ficado surpreendido com os resultados eleitorais. António Saraiva pede ambição e defende que a nova legislatura deve servir para colocar em marcha "reformas que, mais do que úteis, são necessárias e urgentes".

CIP quer medidas de exceção para impedir paragem de empresas por falta de funcionários
António Saraiva refere a redução do período de isolamento de assintomáticos para cinco dias ou a definição de um volume de confinamentos a partir do qual passem a ser geridos de forma diferente.

Rangel pede "medidas suaves" ao Governo e diz que voto no PS é "inútil"
Paulo Rangel entende que o Governo deve evitar tomar medidas mais drásticas no futuro.

Rio acusa Rangel de ter "visão próxima de PCP e BE" sobre subida do salário mínimo nacional
O presidente do PSD e recandidato defende que o foco de um futuro Governo tem de ser "pôr o salário médio nacional o mais próximo possível da média europeia".

"Setores fragilizados" devem ser compensados pelo aumento do salário mínimo
O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defende que "há que acautelar o emprego dos setores mais expostos à concorrência internacional".

Governo e parceiros sociais discutem nesta terça-feira a atualização do salário mínimo nacional
O Governo já sinalizou um aumento de 40 euros, para os 705 euros em 2022, mas ainda não apresentou uma proposta na Concertação Social.
