


FMI vê taxa de inflação em Portugal nos 4% este ano em linha com Governo
Fundo Monetário Internacional vê a inflação medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor a acelerar de 0,9% em 2021 para 4%.

FMI corta crescimento do PIB português para 4% este ano
Fundo Monetário Internacional reviu em baixa de 1,1 pontos percentuais as perspetivas de crescimento do Produto Interno Bruto de Portugal.

Banco de Portugal corta previsão de crescimento económico para 4,9% este ano
Em dezembro, o Banco de Portugal previa um crescimento económico de 5,8% em 2022, 3,1% em 2023 e 2% em 2024.

Novos ataques a Kiev e Mariupol, Kremlin rejeita ordem do tribunal das Nações Unidas e outros destaques TSF
Também esta quinta-feira, Zelensky discursou perante a Câmara Baixa do Parlamento alemão, alegando que a ajuda chegou tarde, e exigiu à Rússia a "restauração da integridade territorial" da Ucrânia. Já Vladimir Putin acusou os russos que não apoiam a invasão de serem traidores e falou da necessidade de uma "auto purificação" da sociedade russa.

Economistas esperam que pico da inflação em Portugal não ultrapasse os 4%
A taxa de inflação homóloga da zona euro atingiu a barreira dos 5% em dezembro, um novo máximo desde o início da série, em 1997.

PSD apresenta programa eleitoral esta sexta-feira. O que defendia o partido em 2019?
O PSD vai apresentar nesta sexta-feira o seu programa eleitoral, que partirá do texto elaborado para as legislativas de 2019, mas com prioridades revistas e ajustadas à crise pandémica e económica e ao clima de incerteza global.

Banco de Portugal mais otimista do que o Governo prevê crescimento de 5,8% em 2022
O boletim económico de dezembro estima ainda que o desemprego deverá ficar nos 6,6% este ano e baixar para 6,0% em 2022.

Estimativas da OCDE dão "sinal claro" da credibilidade do país
João Leão nota que Portugal vai retomar a "trajetória de convergência económica com a zona euro".

OCDE prevê crescimento económico de 4,8% este ano em linha com Governo e BdP
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico refere que "o PIB deverá ultrapassar o nível pré-crise só à volta de meados de 2022".

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e Novo Banco
Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, o Conselho das Finanças Públicas afirma que existe risco de que as despesas "não se concretizem de acordo com os montantes previstos".

FMI vê dívida portuguesa nos 130,8% do PIB e défice nos 4,8% este ano
No âmbito do Orçamento do Estado para 2022, as previsões do Governo apontam para um défice de 4,3% este ano e 3,2% no próximo, e uma dívida pública de 126,9% e 122,8% do PIB, respetivamente.

FMI contraria previsões do Governo. Portugal deve crescer 4,4% este ano e 5,1% no próximo
As previsões do Fundo Monetário Internacional contrastam com as divulgadas pelo Governo no âmbito do Orçamento do Estado, que apontam para um crescimento de 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022.

OE com cenário macroeconómico "globalmente coerente", mas existem riscos, alerta Conselho das Finanças Públicas
O Conselho das Finanças Públicas "endossa o cenário macroeconómico do Ministério das Finanças" e defende que este é um cenário "provável" para a economia nacional.

Banco de Portugal mantém perspetiva de crescimento nos 4,8% este ano
Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, "em 2021, a economia portuguesa continua o processo de recuperação iniciado no terceiro trimestre de 2020".

Quebra de 58% no saldo das autarquias
As autarquias locais continuaram a apresentar em 2020 um saldo positivo, mas houve uma quebra em relação a 2019.

"Nós tínhamos de saber mais sobre o Orçamento"
Susana Peralta considera que a falta de transparência "afasta as pessoas do processo orçamental e, ao afastar as pessoas do processo orçamental, as pessoas acham que aquilo é uma espécie de monstro de sete cabeças e que não nos diz respeito".

Governo entrega Programa de Estabilidade no Parlamento esta quinta-feira
De acordo com o ministro das Finanças, as previsões a apresentar irão incluir uma revisão em alta do défice e em baixa do cenário macroeconómico.

Governo entrega esta semana Programa de Estabilidade com previsões piores devido à pandemia
O documento chegará ao conhecimento da Assembleia da República com revisão em alta do défice e em baixa do cenário macroeconómico.
