


Urgências sobrelotadas com casos não urgentes por falência de outras respostas
"O que não era previsível era a falência das outras respostas para estes doentes", diz Xavier Barreto, vogal da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

Número de diabéticos tratados diminuiu, mas custos de tratamento aumentaram
O número de diabéticos tratados em hospitais em regime de internamento e ambulatório caiu 14,5% e 12%, respetivamente, com tal resultado a dever-se, entre várias possíveis razões, à "concentração dos hospitais nos doentes Covid".

Os cancros por diagnosticar
Atravessamos dias raros na nossa vida democrática e em nada se pode minimizar a relevância da reunião de hoje do Conselho de Estado, sem dúvida motivo obrigatório de qualquer análise do dia. Muito menos se pode admitir a relativização da importância dos anúncios que Marcelo Rebelo de Sousa reserva para o país. Hoje o tema da dissolução da Assembleia da República estará sobre a mesa do Conselho, mas é do presidente da República a competência exclusiva para marcar a data das eleições, com todas as implicações que isso tem para as prioridades do país e para as questões internas dos principais partidos à Direita.

Sete em cada dez portugueses consideram insuficiente investimento feito na saúde
Apesar da avaliação positiva do SNS, os portugueses apontam como principais problemas a falta de profissionais de saúde (37%) e os elevados tempos de espera para a marcação de atos médicos ou de saúde (42%).

Cuidados de saúde para doentes não-Covid nunca voltaram aos níveis pré-pandemia
Números são revelados pela Ordem dos Médicos e pela associação de administradores hospitalares.

Sequelas em pessoas que eram saudáveis e tiveram Covid-19 levaram ao transplante pulmonar
O cirurgião José Fragata alertou que "as sequelas pulmonares da Covid-19 são pouco conhecidas, mas vão aparecendo", e que os pulmões de alguns doentes ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística.

"Uma reedição da troika." PRR quer concentrar urgências, cortar gastos e apertar fiscalização
O plano impõe ainda mudanças na gestão dos hospitais, com objetivos financeiros rigorosos também em 2022.

Para ler ao meio-dia. Madrid à direita, saúde lenta e prémios milionários no Novo Banco
Faça uma pausa para a hora de almoço e aproveite para ler os temas-chave da atualidade nesta manhã. O Dia Mundial da Língua Portuguesa e uma fraude por MB Way estão também na ordem do dia.

Hospitais continuam a receber menos doentes do que antes da pandemia. A saúde está mais lenta
Administradores hospitalares pedem nova estratégia. Centros de saúde e rastreios ainda encaminham menos doentes que no passado.
